19 de abr. de 2009

Tarciso Coelho



Luiz Tarciso Coelho Bezerra

Nasceu no dia 31.12.1953 na Fazenda Aba da Serra, em Várzea Alegre (CE). Filho e Manoel Sampson Bezerra e Cândida Coelho Braz Bezerra. Em 1956, seu pai deixa o trabalho na agricultura e se transfere para Cedro (CE), onde foi trabalhar numa farmácia como enfermeiro e algum tempo depois veio a adquirir tal farmácia, em cujo estabelecimento Tarciso, aos 8 anos, começou a trabalhar, já despachando no balcão os produtos mais comuns da época, como Cibalena, Melhoral, Biotônico, etc., fazendo pequenos curativos e aplicações de injeções.

Em 1966, já cursando o terceiro ano Ginasial, Tarciso, consegue trabalho informal como contínuo na Coletoria Estadual de Cedro, onde teve o primeiro contato com os sofisticados equipamentos da época; uma máquina de datilografia e outra de calcular.

Em 1970, ano em que o Brasil foi Tri-Campeão mundial de futebol, a família se transfere para Crato (CE), onde Tarciso concluiu o curso Técnico em Contabilidade, já trabalhando em uma fábrica de biscoitos, onde exerceu vários cargos, desde padeiro até gerente de fabricação.

Em 1974, casou-se com Verônica Maria Moreira Bezerra, advindo da união seus filhos Bruno e Sampson.
.
Em 1976, ingressou no Banco do Brasil, por aprovação em concurso público, onde exerceu as atividades de Posto Efetivo, Caixa, Supervisor, Gerente Adjunto, Gerente Geral e Auditor, havendo exercido por dois anos e meio a Gerência Geral da Agência Centro Picos (PI), período em que se filiou à UPE – União Picoense de Escritores, e publicou seu primeiro livro de poesias de nome LIBERDADE.

Nos 27 anos, 6 meses e 6 dias no Banco do Brasil trabalhou nas Cidades de Salgueiro, Parnamirim, Recife e São Vicente Férrer (PE), Wanderley (BA), Piancó (PB), Manicoré e Manaus (AM), Belém (PA), São Luís (MA), Juazeiro do Norte e Fortaleza (CE), Picos (PI) e Rio Branco (AC).

No período, exerceu por 9 anos a função de Auditor, tendo a oportunidade de conhecer todo o Brasil, à exceção de 2 estados da Federação, e por duas vezes auditou a agência Soure (PA), nos anos de 1992 e 1995, respectivamente.

Em 1992, casou-se com Simoni Socorro Mescouto Rodrigues, advindo da união seus filhos Tarciso e Ariadne.

Estudou Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará-UFC, em Fortaleza (CE), de onde transferiu o curso para Universidade Estadual do Piauí-UESP - Campus de Picos (PI). Cursou MBA em Auditoria na Universidade de São Paulo-USP/FIPECAFI.

Em 2005, ingressou no Banco da Amazônia, por aprovação em primeiro lugar no concurso público, onde exerce as funções de Técnico Bancário na Agência de Soure (PA).

Durante toda sua vida procurou em suas leituras garimpar textos, frases, provérbios e citações que inspirassem sabedoria e positividade. Estes trabalhos vêm sendo divulgados pela Internet, no local de Trabalho e na Maçonaria.

O Livro LIBERDADE que foi lançado em Picos (PI), em 2002, é uma coleção de suas poesias e frases, escritas ao longo de sua vida.

Mantém os seguintes endereços na Internet:

http://www.garimpodesabedoria.cjb.net http://sites.uol.com.br/garimpo e
http://garimpo.blig.ig.com.br/?

Reside atualmente em Belém, PA

Um comentário: